Agenda

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cigarro mata mais que acidentes de trânsito no CE...

No Ceará, as mortes e internações por doenças pulmonares cresceram nos últimos anos. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), de 2007 para 2008 houve um acréscimo de 7,10% no número de óbitos.
No ano passado, por exemplo, 1.523 pessoas morreram em conseqüência do tabaco. Destas, 697 por câncer de pulmão e 826 por doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema pulmonar entre outras complicações respiratórias. Em 2007, pelo menos 683 pessoas morreram vítimas de câncer de pulmão e 739 de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, totalizando 1.422 óbitos.
Os números chegam a ultrapassar os registros de mortes por acidentes de trânsito no Estado que, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), é, em média, de 1.444 ao ano. Fonte: Diário do Nordeste

Nosso Ponto de Vista: Não foi por acaso que coloquei a foto de Daniel Radcliffe (ator que interpreta Harry Potter) na postagem desta semana. Ele fuma não menos que 20 (vinte) cigarros por dia. Sei que isso é um problema dele, mas, o que muitos jovens e adolescentes não sabem, é que a mídia televisiva e cinematográfica também tem contribuído, através de sua forte influência e sugestão visual, para o aumento do número de crianças e jovens viciados em cigarro. É raro assistirmos a filmes em que não se vejam protagonistas acendendo cigarros e charutos. Alguns filmes vão mais além e já exibem livremente o consumo de drogas como o crack e a maconha pelos atores. Não há limites e nem sensura que resguardem a pureza das crianças. E falando em crianças, no sábado passado (22/08), após a campanha evangelística que fazemos na praça, fiquei chocado ao deparar-me com uma criança fumando um cigarro enquanto saia do mercado. O menino aparentava ter uns 10 anos, não mais que isso. Ao tentar falar-lhe algumas palavras sobre os perigos do cigarro, fui surpreendido com as seguintes palavras de sua boca: "Não tenho nada a ver contigo. Me deixa em paz". Apenas lamentei por aquela vida que, em plena flor da idade, já está sendo influenciada pela grande maioria que faz parte desta sociedade hipócrita.
Deus, salve minha pátria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário