Agenda

domingo, 24 de maio de 2009

Um Termômetro para a Vida Cristã – Parte II

Avivando a Vida Cristã
Prof: Roselida Silva Reis

Lucas:15:11-24

“O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará “Misericórdia” - Prov 28:13

No tópico anterior vimos algumas atitudes que precisamos tomar, caso isso aconteça.

Certamente você conhece a história do filho pródigo de Jesus contou; dela a gente pode tirar profundas lições, pois ela retrata a história de todos que se afastam, mas que desejam se reconciliar com Deus. Quem sabe é este o seu caso?

Então, vejamos os passos que a Bíblia oferece para percorrer, quando há desvios de deus, ou seja, como se pode voltar.

I – RECONHECER SEU FRACASSO (LC 15:17)

“Então, caindo em si, disse...”

A primeira atitude de uma pessoa que quer voltar a Deus deve ser, sem dúvida, o reconhecimento do seu erro. Este jovem olhou para dentro de si mesmo e viu o seu pecado. Ele estava desconsolado, contristado e com raiva do que havia feito. É muito difícil reconhecer fracassos e fraquezas. Sempre há uma tendência para justificar o comportamento anormal que tem. Mas, para se ter comunhão com Deus é necessário chegar perante Ele como se é de fato e não com mascaras de santidade e justiça.

Você tem sido sincero com Deus e consigo mesmo, ou tem usado disfarçar? Você tem reconhecido suas falhas ou se acha infalível?

II – LEMBAR-SE QUE DEUS AINDA O AMA (LC 15:20)

Ah! Como é gostoso chegar em casa após algum tempo distante e poder abraçar o pai e a mãe, tendo a certeza que eles não lhe esqueceram. Melhor ainda é saber que Deus nos ama, mesmo quando transgredimos. É lógico que Ele não concorda conosco quando pecamos, contudo Ele sabe muito bem separar o homem e o seu pecado. Deus consegue ter misericórdia do maior pecador! O Seu amor é eterno (Jr 31:3)!

Não há pecado tão grande que o perdão divino não possa alcançar, lembre-se sempre disto.

III – CONFESSAR SEU PECADO (LC 15:21)

Confessar significa declarar, dizer claramente, admitir, concordar, reconhecer. Não basta apenas dizer que está arrependido; é preciso fazer algo por esta situação, é necessário se humilhar e modificar as atitudes, ou seja, dar uma meia volta. Para de se justificar e olhar o seu pecado do ponto de vista de Deus, pois foi contra Ele que você pecou. Enquanto ocultarmos o pecado, mais o diabo terá acesso à nossa vida. Deus não pode perdoar quem não se arrepender de fato. Em 1 Jo 1:9 vemos que Deus em Cristo nos purifica de todo pecado; porém, existe uma condição: “Se confessarmos...”.

IV – COMEÇAR TUDO DE NOVO (LC 15:22-23)

Depois de confessar, é necessário recomeçar. Ter uma nova postura, olhar para frente, com confiança, crendo mesmo que o sangue de Jesus lhe purificou de todo o pecado. Depois de confessar, se ainda está sentido a consciência pesada, culpada, saiba que isto não é de Deus, pois, se fosse assim, o sangue de Cristo não seria suficiente e eficaz para lhe perdoar. Não podemos esquecer que Satanás é acusador e fará tudo para nos desviar de Deus.

CONCLUSÃO

Se deixarmos o Espírito Santo atuar em nossa vida, se de fato reconhecermos nossa condição, tirando toda mascara diante dele, certamente Deus nos guiará por caminhos que nos conduzirão a muitas vitórias!

Que Ele mesmo nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário