Agenda

domingo, 24 de maio de 2009

O DESPERTAR DALIT



Milhões de intocaveis estão buscando por valorização e dignidade - e encontrando-as em Cristo.


Cerca de 300 milhões de pessoas consideradas "intocáceis" compõem o grau mais baixo do sistema de castas hindu. Desde a origem desse sistema - há 3.000 anos atrás - os Dalits tem vivido cativos do código de castas. Essas pessoas não foram capazes de escapar a seu destino e são privados dos mais elementares privilegios como o de decidir onde morar ou trabalhar e o de liberdade de culto.

Fatos sobre os Dalits

Os Dalits são comumente chamados "intocáveis". A palavra Dalit vem da raiz sânscrita dal que significa partir, quebrar, rasgar. Dalit significa literalmente quebrado, sem serventia, descartável.

Quase 300 milhões de Dalits vivem na Índia hoje. A discriminação de casta se estende também ao Nepal, Sri Lanka e outros países onde é presente o hinduísmo.

As quatro principais castas são: Brahmins - sacerdotes e professores; Kshatriyas - governantes e soldados; Vaisyas - mercadores e comerciantes e Sudras - operários e agentes.

Os Dalits veem abaixo desta estrutura não sendo nem considerados como humanos. A sua posição na sociedade asiática é justificada por antigos textos religiosos hindus, como o Manu Smriti (O Código de Manu), como no trecho: “somente homens dignos de confiança, isentos de cobiça podem ser escolhidos para testemunhas de fatos levados a juízo, sendo tal missão vedada para as castas inferiores”.

Os Dalits são esperadas para o labor servil, degradantes tarefas que incluem desintupir esgotos, eliminação de cadáveres e limpeza de latrinas.



Os Dalits são forçados a viver em assentamentos isolados, proibidos de adorar nos templos, impedidos de utilizarem aos poços das aldeias, e a seus filhos muitas vezes é negada educação ou são colocados para se sentarem na parte de trás da sala de aula.

A Constituição indiana proíbe o sistema de castas e reserva quase 25 por cento dos empregos públicos e vagas universitárias aos Dalits. No entanto, mais de um milhão destas vagas permanecem por preencher, ou estão sendo preenchidas por pseudo-Dalits.

Mesmo simples declarações dos Dalits de direitos e privilégios legais teem aflorado odiosos crimes contra eles por membros de castas mais altas, como estupros, assédios, violência e assassinatos.
A taxa media de alfabetização entre os Dalit é de aproximadamente 37 por cento. Em algumas comunidades Dalit chega a baixo de 10 por cento.

A cada hora, dois Dalits são agredidos, três mulheres Dalit estupradas, dois Dalits assassinados e duas casas de Dalit incendiadas, de acordo com o Movimento de Educação em Direitos Humanos da Índia, mas apenas um por cento das pessoas que cometem crimes contra os Dalits chegam a ser condenadas.

Na Índia, por si só, a população combinada dos Dalit com outros grupos de baixa casta equivalem a aproximadamente 700 milhões de pessoas. Embora Brahmins, que compreendem apenas 5 a 9 por cento de 1 bilhão de pessoas da Índia, controlam 78 por cento das cadeiras do judiciário indiano, cerca de metade dos membros do parlamento e 89 por cento das grandes empresas de mídia do país.

Do fatalismo à esperança

O nome de Cristo está mudando para sempre a vida dos dalits ( "intocáveis") que vivem em uma favela de Karnataka, Índia. Sampath, um missinário filiado a Gospel for Asia, um Dalit, está empenhada em servir seus companheiros Dalit, proporcionando-lhes as Boas Novas.

Sampath, há cerca de um ano, encontrou Dilip e Anita, um casal cujo filho de três anos de idade, Sunil, sofria de uma doença rara. O rapaz tinha pequenos tumores por todo seu corpo e saliências na sua cintura, mãos e pernas.

Foi nessa ocasião que o Senhor levou Sampath a cruzar o caminho deles. Como ele compartilhou a mensagem do amor de Cristo com este casal, disseram-lhe da doença que tinha acontecido seu pequeno filho.

Assegurando-lhes de que Jesus tem poder curar o filho deles, Sampath orou por Sunil. Ele também incentivou a família a vir à igreja. Dilip e Anita começaram a frequentar os trabalhos e a escutar Sampath a ensinar as Escrituras. Foi então que a saúde de Sunil começou a melhorar gradualmente. Dentro de três meses, o Senhor lhe tinha sarado completamente.

Diante desse miagre Dilip e Anita depositaram sua fé em Cristo.

Assim como Dilip e Anita muitos Dalits tem se convertido ao Senhor, tendo escolhido por tornarem-se duplamente perseguidos. Ore por nossos irmãos que estão sendo alcançados por Cristo e estão tendo coragem de infrentar o preconceito e discriminação, para que possam se manter firmes em sua jornada de fé.

2 comentários:

  1. Alguns cristão são contra a classificação dos países por perseguição. Mas, para quem não sabe, a Índia ocupa hoje a 22º posição no quadro de países que perseguem a Igreja. Em agosto de 2008, o assassinato de um líder hindú no Estado de Orissa e a falsa acusação de que cristãos teriam cometido o delito levaram a um massacre jamais visto. Cristãos em Orissa e, mais tarde, em Estados vizinhos foram alvo de incêndio criminoso, assalto, agressão física e até assassinato. Dezoito mil ficaram feridos e 50 mil pessoas fugiram de suas casas, abrigando-se em campos de refugiados do governo. Muitos ainda têm medo de voltar para suas vilas de origem e serem forçados a se converter ao hinduísmo. Cerca de 60 cristãos foram mortos e muitos dos que fugiram ainda estão desaparecidos. Um total de 4.500 casas e 151 igrejas foi destruído.

    Ore para o Senhor console as famílias que perderam seus entes queridos e proteja aos que ainda estão em solo indiano pregando a Palavra de Deus sob o risco de perderem a própria vida.

    ResponderExcluir
  2. oi vaso faço uma visitinha, deparo com essa postagem, e vejo como é sério missões e quanta é tamanha a responsabilidade da igreja hoje acredito que se a igreja tem uma falha hoje esssa falha é em missões pois somos nos que representamos cristo na terra, somos milhões de crentes é tão pouco é o número de missionários e pouco o investimento em missões. mas creio que Deus estar a par disso tudo, pra Ele nada é impossível e cremos no impossível. valeu vaso que Deus nos abençoe!.

    ir. Ronys

    ResponderExcluir